quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Larva da Farinha (Tenebrio molitor):


A larva da farinha é um alimento-vivo utilizado por muitos criadores de forma que seus pássaros possam alimentar seus filhotes durante a criação.

Enfim, aqui irei abordar a maneira de se manter a cultura para produção de larvas, lembrando que existem outros meios, tendo cada criador um método diferente.

Você primeiramente irá precisar de quatro caixas organizadoras ou qualquer outro tipo de pote plástico (desde que não sejam transparentes, pois elas não gostam de ambientes bem iluminados) para acomodar os quatro estágios de vida da larva da farinha, que são eles:


A 1ª caixa você irá manter as larvas com um farelo que terá a função de servir como substrato e alimento delas (na minha criação utilizo ração inicial p/ pintinho e como fonte de água utilizo rodelas de chuchu por cima dum pedaço de tampa de pote de sorvete para evitar entrar em contato com o farelo e acabar gerando fungos que contaminarão as larvas).
Um conselho que dou em questão de evitar possíveis pragas no farelo, nesse caso aquelas mariposas ou carunchos, é após a compra da ração, leva-la por pelo menos 1 minuto no micro-ondas para eliminar qualquer coisa que possa estar ali escondido.

A 2ª caixa você precisará somente colocar um pouco da ração e as pupas, pois caso as deixe junto das larvas, elas serão devoradas.

A 3ª caixa é onde serão colocados os besouros que tiverem terminado o estágio de pupa junto com a ração e alguma fonte de água.
É ai que as larvas terão alcançado sua fase adulta e darão inicio a reprodução, depositando os ovos no farelo.

A 4ª caixa será colocado o pó resultante do peneiramento da ração dos besouros (etapa essa que deverá ser feita após ter se passado um mês).
Nesse pó estão os ovos postos pelos besouros e nele você deverá misturar um pouco de ração, passadas algumas semanas dá pra se notar minúsculas larvas, devendo-se então, quando ganharem um certo tamanho, serem postas todas juntas na primeira caixa.
Nunca deve-se deixar os besouros juntos das larvas e nem larvas muito pequenas, pois os ovos que forem postos e as larvas que eclodirem, serão comidas pelas larvas mais desenvolvidas.

Uma forma de manter as larvas no estágio larval por mais tempo, sem que entrem no estágio de pupa para virar besouros, é colocando uma quantidade desejada na geladeira, pois baixas temperaturas desaceleram o metabolismo delas.

O farelo das larvas que for peneirado pode ser utilizado como um fertilizante natural e orgânico para plantas, popularmente conhecido fora do país como "Frass".

Nenhum comentário:

Postar um comentário